Aqui no brasil não é comum escutarmos sobre o Host Family, mas isso nada mais é que uma casa de família que acolhe pessoas para ficarem hospedadas em suas casas, como acontece no intercâmbio.

Existem muitos países onde essa prática é muito comum. É uma experiência única para o viajante, ficar hospedados por um determinado período em uma casa de família, com direito até a pets de estimação.

Você ficou interessado para saber mais sobre isso? Então continue lendo este artigo.  

O que é um Host Family?

Host Family significa ‘família que hospeda’. Geralmente é um local que hospeda pessoas que estão fazendo intercâmbios.

Estudantes que vão fazer intercâmbios têm muitas preocupações em relação a onde vão ficar hospedados, como vai ser para se alimentar direito e outros pormenores. Eles têm várias opções de escolha, mas alguns optam por ficar em casas de famílias.

Já para quem tem interesse em hospedar algum na sua casa, precisa se cadastrar nos órgãos regulamentadores do seu país. Mas para isso é preciso atender a algumas exigências. Algumas famílias são voluntárias nesse projeto, outras ganham uma remuneração para isso.

Como funciona um Host Family?

Como dissemos antes, as casas de famílias são cadastradas e acompanhadas por órgãos específicos, inclusive instituições de ensino.

O aluno quando decide comprar um intercâmbio, ele deve escolher o curso e a instituição de ensino e dentro deste pacote ele escolhe também a hospedagem.

Ao escolher o tipo de hospedagem, você fica sabendo antecipadamente alguns detalhes da família que irá hospedar. Outros detalhes importantes você só saberá quando chegar no seu destino.  

Dicas para ter um bom convívio

Para ter um bom convívio com todos da família é bom seguir as regras estipuladas pelos donos da casa. Eles podem tentar conhecer você melhor e por isso fazer algumas perguntas, por isso, não hesite em responder.

Você também pode saber mais sobre os moradores da casa por dialogar com eles e fazer algumas buscas na internet. Por exemplo, achar pessoa pelo nome não é difícil, então você pode procurar saber mais detalhes nas redes sociais.

Além disso, sempre que você tiver alguma dúvida, pergunte. Assim você evitará mal entendidos.

Quais as vantagens e desvantagens?

As vantagens são muitas. Além de conhecer pessoas novas, você também vai poder praticar a língua da região. Por exemplo, digamos que você vá para os Estados Unidos, será uma ótima oportunidade para praticar o inglês.

Outra vantagem é a segurança que esse ambiente oferece, já que você estará incluso numa família. Além disso, você vai poder conhecer e aproveitar melhor a culinária local.

Outra grande vantagem é as dicas e passeios turísticos pela região. Além disso, você estará vivendo em um bairro residencial, que vai lhe proporcionar grandes experiências.

Mas nem tudo são flores e esse tipo de hospedagem também tem suas desvantagens. Às vezes os moradores e o hóspede não se dão bem de forma alguma, e o clima fica tenso.  

Em alguns casos as regras impostas pela família podem ser bem difíceis de aceitar como, por exemplo, horários para comer, para sair, para chegar e outras. Sem falar na falta de privacidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.